Palestra sobre acesso à justiça marca lançamento da Escola Superior da Defensoria Pública do Acre

Autor: Bruno Firmino

12/05/2023


Defensoras e defensores públicos, representantes de instituições de ensino superior, autoridades do Sistema de Justiça e do Estado prestigiaram o evento. Foto: Kristel Noriega.

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Acre (ESDPAC) foi lançada nesta sexta-feira, 12, em Rio Branco. A solenidade reuniu defensoras e defensores públicos, representantes de instituições de ensino superior, autoridades do Sistema de Justiça e do Estado, além de coordenadores e diretores de Escolas Superiores.

Fizeram parte do dispositivo de honra a defensora pública geral, Simone Santiago, a subdefensora pública geral, Roberta Caminha, a coordenadora da ESDPAC, Juliana Marques e o defensor público do Estado do Rio de Janeiro, Pedro González Montes de Oliveira, que promoveu a palestra inaugural “Sentimento constitucional e acesso à justiça”.

O evento também contou com a participação do ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Júnior Alberto, do secretário-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), promotor de Justiça Glaucio Oshiro, do diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Carlos Vinicius Lopes Lamas, do procurador de Estado e assessor especial do procurador adjunto, Luciano Leitão, da diretora de unidade da Faculdade da Amazônia no Acre (Unama), da coordenadora do curso de Direito da Unama em Rio Branco, Krishna Cristina da Costa Santos e da presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre (ADPACRE), Aryne Cunha.

No início da cerimônia, a fala foi concedida à coordenadora da ESDPAC, Juliana Marques, que agradeceu pela presença das autoridades e disse que a inauguração da escola foi a realização de um sonho.

Coordenadora da ESDPAC, defensora pública Juliana Marques discrusa no lançamento da Escola. Foto: Kristel Noriega.

“Fazer parte dessa história é um orgulho pra mim, estou aqui desde o início desta gestão. Nós sempre sonhamos com a ampliação do alcance da escola. O que antes era mais restrito para membros, servidores e estagiários, agora será ampliado para que possamos atingir a comunidade em geral”, disse.

A defensora pública geral, Simone Santiago, apresentou o site da ESDPAC para os convidados que prestigiaram de forma presencial e virtual. “Já temos o site onde membros, servidores e a sociedade em geral dispõem de ferramentas de pesquisa na área jurídica através da biblioteca digital. Lá também podem ser realizadas inscrições em cursos, palestras, além de acompanhar programação de atividades desenvolvidas”, mencionou Simone.

Já a subdefensora pública geral, Roberta Caminha, destacou a importância da educação para aprimorar a questão da educação em direito nas escolas de ensino fundamental, nas universidades e também para a capacitação de mais membros e servidores.

“Através da educação podemos, de fato, democratizar todos os direitos previstos na nossa constituição. Nós enquanto Defensoria, que trabalhamos com grupos sociais e estamos ao lado daquelas pessoas invisibilizadas, precisamos ser instrumento de empoderamento desses indivíduos, e nada melhor do que a educação para concretizar esse grande objetivo”, finalizou.

1 / 11
ADPACRE
CONDEGE
ANADEP